ARTIGO| Desenvolvimento, território e Políticas Sociais: Suape e uma nova agenda de pesquisa sobre impactos sociais de grandes projetos

November 6, 2017

Artigo dos Professores Rogério de Souza Medeiros e José Henrique Artigas de Godoy na Repocs (Revista Pós Ciências Sociais), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA.

 

 

 

O artigo trata das ações com vistas ao desenvolvimento levadas a cabo nos oito municípios pernambucanos componentes do Território Estratégico de Suape após 2007. Discute-se a perda de centralidade das políticas de desenvolvimento regional e a ampliação das ações de governo centradas nos territórios produtivos. O conceito de ‘territorialização’ também vem orientando o planejamento de ações sociais, através da Política Nacional de Assistência Social. O caso de Suape ilustra este novo momento, destacando as contradições entre a constituição de territórios produtivos integrados e a dificuldade de articulação de políticas sociais mitigadoras dos seus impactos negativos. A verificação de distintas formas de apropriação da noção de ‘território’ na estruturação das políticas públicas revela obstáculos à construção de uma plataforma desenvolvimentista que equacione adequadamente o crescimento econômico e a equidade social. Em face dos condicionantes sociais promovidos pelo crescimento econômico acelerado e pela transformação das estruturas produtivas, a verificação do descompasso entre as políticas públicas em âmbito territorial permite a definição de uma agenda de pesquisas que contemple os desafios impostos pelos grandes projetos industriais em curso no país.

 

PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento. Território. Políticas Sociais

 

Leia o artigo completo aqui.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

GRESP promove palestra "Modernidade e (In)diferenciação: elementos para uma arqueologia do discurso sociológico"

12/07/2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivos

Please reload

Tags

Please reload